Após a terceira e mais intensa onda de calor do ano, a população de Minas Gerais pode esperar uma mudança brusca no clima neste fim de semana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de tempestade para 704 municípios mineiros, válido a partir das 10h de sábado (18) até o meio-dia de domingo (19).
Segundo o aviso, há possibilidade de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou de até 50 a 100 milímetros por dia. As chuvas podem vir acompanhadas de ventos intensos, com velocidade de 60 a 100 km/h. Há chance de queda de granizo e risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos.
O Inmet recomenda a população a não se abrigar debaixo de árvores – devido ao risco de queda e descargas elétricas – e não estacionar veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda. O órgão também orienta a evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada e, em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo 199 ou Corpo de Bombeiros, no 193.
Risco menor até sábado
Além do risco de tempestade entre sábado e domingo, 504 municípios já estavam em alerta amarelo – mais moderado – de tempestades entre sexta (17) e as 10h de sábado (18). Neste período, esses municípios podem ter chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50mm/dia e ventos intensos entre 40 e 60 km/h.
O Inmet também citou a chance de queda de granizo e baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
com informações : Inmet