Cruzeiro tenta vaga para disputar Sul-Americana pela 7ª vez; relembre participações
Esporte
Publicado em 04/12/2023

O Cruzeiro garantiu permanência na Série A do Campeonato Brasileiro, em 2024, após o empate em 0 a 0 com o Botafogo, nesse domingo (3), no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Agora, o objetivo do clube é lutar por uma vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem.

Na última rodada do Brasileirão, o time celeste terá o Palmeiras pela frente, na quarta-feira (6), às 21h30 (de Brasília), quando tentará sacramentar vaga pela sétima vez na competição internacional.

São seis participações do Cruzeiro na Copa Sul-Americana até hoje: 2003, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2017.

Melhor participação

A melhor marca celeste na competição foi em 2005, quando chegou nas oitavas de final, mas acabou eliminado pelo Vélez Sarsfield-ARG.

O time celeste perdeu por 2 a 0 na partida de ida, em Bueno Aires, e venceu por 2 a 1, em Belo Horizonte.

Outras participações

Em 2003, ficou pelo caminho ainda na fase de classificação, em um grupo que tinha Palmeiras e são Caetano. No ano seguinte, passou do Goiás na fase preliminar, mas foi eliminado logo na sequência pelo Internacional.

Em 2006, o Cruzeiro voltou a ser eliminado na fase preliminar. O algoz foi o Santos, que venceu nos pênaltis (4 a 3). No jogo de ida o Peixe fez 1 a 0, e na volta a Raposa deu o troco pelo mesmo placar. Por isso a classificação foi definida nas penalidades.

Em 2007, foi a vez do Goiás eliminar o Cruzeiro na fase preliminar. O Esmeraldino fez 2 a 0 em Goiânia, e perdeu por 1 a 0, em Belo Horizonte.

A última participação do Cruzeiro na Sul-Americana foi há seis anos. Em 2017, a equipe estrelada venceu o Nacional-PAR por 2 a 1 no jogo de ida, e perdeu pelo mesmo placar na volta. Nos pênaltis, os paraguaios levaram a melhor: 3 a 2.

Cenários para ir à Sul-Americana

Para ir à Sul-Americana de 2024, o Cruzeiro, que tem 46 pontos em 37 jogos, poderia até perder para o Palmeiras. Entretanto, teria que torcer para o Santos, que tem 43 pontos, não vencer o Fortaleza.

Nesse cenário, o Peixe se garantiria na Sul-Americana pelos critério de desempate, já que somaria 12 vitórias contra 11 do Cruzeiro.

Uma vitória do Cruzeiro sobre o Palmeiras na última rodada, no Mineirão, na próxima quarta-feira (6), às 21h30, faria o clube celeste chegar aos 49 pontos. Dessa forma, a Raposa sacramentaria sua ida à Sul-Americana de 2024.

O Cruzeiro se garante na Copa Sul-Americana com um empate. Somando um ponto contra o Palmeiras na última rodada do Campeonato Brasileiro, a vaga será do time celeste, que chegaria aos 47 pontos. O Santos só pode chegar aos 46.

Última participação internacional

Há quatro anos o Cruzeiro não sabe o que é disputar torneio fora do Brasil. A última vez foi em 2019, na Copa Libertadores, quando foi eliminado pelo River Plate-ARG nas quartas de final, nos pênaltis.

Com informações: itatiaia.com.br

Comentários