Entrou em vigor nesta segunda-feira (1º), o reajuste de 4,21% nas contas da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). O aumento na conta de água foi anunciado em novembro de 2023.
Segundo a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (Arsae-MG), o reajuste ficará em vigor até 2025. A inflação, bonificações e penalidades foram alguns dos fatores considerados para o cálculo do aumento.
Mas enquanto os consumidores da Copasa terão aumento, as contas das regiões Norte e Nordeste de Minas ficarão mais baratas. As regiões são atendidas pela Copanor, outra companhia de saneamento e terão redução no valor das tarifas de água e esgoto em 7,68%.
Segundo a Arsae, os reajustes diferentes para Copasa e Copanor são diferentes por se tratar de prestadores de serviços distintos, que atendem a mercados com realidades diferentes.
O cálculo tarifário também levou em consideração o desempenho das empresas em metas estabelecidas pela Arsae, como a taxa de reclamação dos consumidores e manifestações de falta de água.
com informações sucessofm.com.br