Segundo a Febraban, operação financeira caiu em desuso após a criação do PIX, em 2020; transferência agendadas vão só até o dia 29 de fevereiro
Uma das modalidades de transferência bancária mais conhecida dos brasileiros será oficialmente encerrada nesta segunda-feira (15). É o fim do Documento de Ordem de Crédito, mais conhecido como DOC, que a partir das 22h será descontinuado segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Além do DOC, também serão descontinuadas as operações de Transferência Especial de Crédito (TEC), feitas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários.
De acordo com a Febraban, até às 22h desta segunda, pessoas físicas e jurídicas ainda poderão agendar transferências via DOC com o prazo máximo para o dia 29 de fevereiro, quando o sistema será encerrado definitivamente. Também se encerra no dia 29 o prazo para os bancos processarem os agendamentos enviados pelos clientes.
Segundo a Febraban, a extinção das duas modalidades de pagamento ocorre por conta do desinteresse após a criação do Pix, que é gratuito e transfere o dinheiro de forma imediata para outras contas.
O DOC foi criado em 1985 pelo Banco Central e segundo um levantamento da Febraban, as transações dessa modalidade no primeiro semestre de 2023 somaram pouco mais 18 milhões de operações, apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações feitas nesse período.
A modalidade ficou bem atrás dos cheques (125 milhões) e do TED (448 milhões). Criado em 2020, o PIX se tornou a escolha preferida dos brasileiros, à frente dos cartões de débito e crédito, com 17,6 bilhões de operações nesse período de 2023.
Por Pedro Nascimento - itatiaia FM