Quem está pensando em tirar carteira de habilitação ou vai precisar renovar a CNH e fazer exames obrigatórios, vai pagar mais caro esse ano. Desde o dia 1° de janeiro, todas as taxas que envolvem o processo de habilitação e outros serviços do Estado foram reajustadas em 4,8%.
Segundo o Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores de Minas Gerais (Siprocfc-MG), a mudança pegou as auto escolas de surpresa.
De acordo com Alessandro Dias, presidente do sindicato, quando essas taxas aumentam, consequentemente as taxas e o serviço que as auto escolas têm que pagar para o estado também aumentam.
Os valores normalmente são repassados aos candidatos à habilitação, o que acaba afetando também as auto escolas, já que a procura reduz drasticamente.
De acordo com o último levantamento do Mercado Mineiro, os valores cobrados em média em Minas Gerais, para tirar a carteira de motorista custavam R$ 2.075,13, eem 2023, se o candidato passar no exame de direção na primeira tentativa. Hoje, esses valores, dependendo da categoria, podem chegar a R$2.450.
COM MERCADO MINEIRO.COM.BR