O aguardado concurso Correios finalmente teve sua oferta revelada. A seleção deve trazer cerca de 3 mil vagas e a inclusão do cargo de carteiro. As informações foram confirmadas pelo presidente da empresa, Fabiano Silva.
Em entrevista ao SBT News, ele deu detalhes sobre o novo concurso e confirmou que a carência atual é grande, sendo em torno de 4 a 5 mil pessoas que precisam ser contratadas.
"Nesse concurso inicial, a gente deve abrir algo em torno de 3 mil vagas, ou um pouco mais, até 3.200 vagas, algo nesse sentido, para que seja o pontapé e a gente inicie essa fase de mudança e de fortalecimento da empresa no ponto de vista de pessoal", disse.
O presidente dos Correios, Fabiano Silva, também confirmou que o cargo de carteiro estará presente na seleção.
"Esse concurso será para o nível operacional, o carteiro tradicional, pois precisamos fortalecer os nossos pontos de entrega. Esse primeiro concurso, a gente tem o foco operacional, mas também haverá cargos de nível superior, como o advogado, arquiteto e engenheiro. Também temos previsão de algumas vagas que serão destinadas a essas profissões", contou.
Em abril, os Correios já tinham revelado que as vagas seriam nas carreiras de agente e analista. Entretanto, as especialidades de nível médio ainda não tinham sido antecipadas.
Novos concursos Correios a cada 5 anos, diz presidente
O presidente Fabiano Silva também falou na entrevista sobre a regularidade dos concursos Correios. Segundo ele, a empresa está há 13 anos sem novas seleções e, por isso, precisa renovar os seus quadros.
Sendo assim, ele estima que os Correios realizem um novo concurso a cada cinco anos.
"O objetivo nosso é, justamente, manter a empresa sempre atualizada. Vamos deixar sempre uma previsão de concurso público, pois ficamos desde 2011 sem concurso nos Correios, é muito tempo. É uma empresa que precisa de renovação nos quadros e a nossa ideia é que isso seja feito com rotina, que durante um período de cinco anos sempre se abra concurso público, para que a gente possa saber a real necessidade da empresa", disse.
último concurso de 2011, os Correios ofertaram 9.190 vagas em diversas carreiras de níveis médio e superior.
Na ocasião, foram registradas 1.120.318 inscrições, sendo 1.051.256 somente para o cargo de agente de correios (que inclui o carteiro), com demanda de 126 candidatos por vaga.
Comece sua preparação para o concurso Correios. Tenha acesso a videoaulas, PDFs, questões e muito mais. Clique aqui e confira!
Presidente prevê banca até agosto
Conforme consta no cronograma oficial, o presidente Fabiano Silva informou que a previsão é finalizar o processo de escolha da banca até agosto, para que o edital possa ser divulgado em seguida.
Ele também ratificou a expectativa de realizar as contratações ainda este ano.
"Estamos com o processo em andamento e a empresa já está sendo contratada, para fazer o certame todo. A previsão é que isso se finalize até agosto, essa contratação, e o edital seja lançado, e que as primeiras pessoas já sejam convocadas e chamadas ainda este ano", disse.
O edital está previsto para ser divulgado em setembro, de acordo com a programação oficial da empresa.
Com exclusividade, Folha Dirigida por Qconcursos apurou e confirmou o início do processo de contratação da banca. Além disso, pelo menos, três instituições enviaram suas propostas e estão na disputa pelo concurso.
As empresas confirmadas pela reportagem foram: Cebraspe, Cesgranrio e Idecan.
Também em apuração feita pela reportagem, confirmou-se que as propostas já foram abertas pelo setor de Licitação dos Correios.
Vale lembrar que o Cebraspe foi a banca organizadora do último concurso para o quadro geral, realizado em 2011 (ainda como Cespe/UnB).
Entretanto, não é certo que a banca será a escolhida, afinal, outras instituições também estão na disputa.