Inverno brasileiro começa nesta quinta-feira às 17h51 com temperaturas acima do normal
20/06/2024 10:51 em Líder Notícias

Depois de um outono de dias quentes e secos, com frio ao amanhecer em Divinópolis, o inverno, que começa nesta quinta-feira (20), também será de temperaturas acima da média e pouca chuva. A nova estação tem início às 17h51, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), e se estende até 22 de setembro

A tendência é de temperaturas acima da média nos três meses, especialmente com o Sudeste e Centro-Oeste com persistência de marcas acima do normal”, segundo o instituto.

Dois fatores são os principais responsáveis pelas temperaturas anormais e chuvas irregulares que devem ser registradas:

Persistência dos bloqueios atmosféricos, o que faz com que um número menor de massas de ar frio consiga avançar para o interior do país. A circulação desses sistemas pode trazer alguns extremos de calor, mesmo no inverno; águas aquecidas do Oceano Atlântico, que interferem na atmosfera, mudando os padrões esperados para um inverno com atuação do fenômeno La Niña, que em geral traz frentes frias mais fortes para o país.

Os dados do Inmet ressaltam, que, apesar da expectativa ser de um inverno com médias de temperaturas mais altas, isso não significa que não teremos dias frios. Curtos períodos de frio devem acontecer, inclusive com maior variabilidade térmica do que o observado no ano passado.

Em Pitangui MG, a previsão é de que os termômetros fiquem entre 13 e 30 graus, no entanto, no final do mês, podem atingir até 8 graus. É preciso ficar atento, pois a umidade relativa do ar pode chegar até 30%, o que é considerado grau de risco, pela Organização Mundial de Saúde.

Não há qualquer previsão de chuvas para os próximos dias.

COMENTÁRIOS