Já começou em Minas Gerais a campanha de vacinação antirrábica animal. A campanha vai até o dia 30 de julho e cada município é responsável por operacionalizar a vacinação em seus territórios e fornecer informações para a população sobre o período e locais em que o serviço vai ocorrer.
Para este ano, a meta é imunizar 80% da população canina e felina de Minas Gerais. A Secretaria de Estado de Saúde informou ter enviado quase 3,3 milhões de doses da vacina para os 853 municípios do estado. Nas próximas semanas, mais 1,2 milhão de doses serão disponibilizadas.
Minas tem mantido boas coberturas vacinais nos últimos anos. Segundo a Coordenação Estadual de Vigilância em Zoonoses (CEVZ) da SES-MG, 88% dos cães foram vacinados e 91% dos gatos foram imunizados em 2022. No ano passado, os índices foram de 92% e 102%, respectivamente, com um total de mais de 3,9 milhões de animais vacinados.
Os municípios têm autonomia para realizar a vacinação em seus territórios em outros períodos, desde que a ação seja planejada e comunicada com antecedência à Unidade Regional de Saúde (URS). Da mesma forma, cada Secretaria Municipal de Saúde se torna responsável por definir uma data estratégica como dia D de vacinação, além de realizar ações de mobilização para promover a imunização dos animais.