A Receita Federal divulgou nesta quarta-feira (3), um alerta aos cidadãos sobre a realização de transmissões (lives) fraudulentas que simulam leilões de mercadorias apreendidas em plataformas de compartilhamento de vídeos na internet.
As lives ocorrem geralmente um ou dias antes da sessão pública de leilões da Receita Federal e utilizam o nome da instituição de forma indevida, para a venda de falsos lotes de mercadorias. As vítimas pagam pelas aquisições e, posteriormente, entram em contato com a Receita Federal, informando que arremataram um lote de um suposto leilão e perguntam como poderiam retirar os produtos.
A Receita Federal esclareceu que a participação em leilões eletrônicos por pessoas físicas e jurídicas pode ser realizada somente pelo serviço de “Sistema de Leilão Eletrônico”, pelo “Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), mediante uso das identidades digitais da conta gov.br com nível de confiabilidade prata ou ouro.
O pagamento das mercadorias arrematadas nos leilões da Receita Federal é feito através de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) e nunca mediante depósitos ou transferências na conta de terceiros.
Outras informações sobre como participar dos leilões da Receita Federal, os interessados devem acessar a página oficial sobre leilão no site.