Falta de atenção causa metade dos acidentes de trânsito em Minas
Minas Gerais
Publicado em 29/07/2024
Metade dos acidentes de trânsito em Minas é provocada por falta de atenção dos motoristas. Ouvir música alta, traçar a rota do GPS com o carro em movimento e, não largar a mão do celular são atitudes capazes de favorecer batidas, capotagens e atropelamentos. O alerta contra os descuidos ao volante é reforçado nesta última semana das férias de julho, quando muitos condutores vão pegar estrada para voltar para casa.
Só no primeiro semestre deste ano, 143.314 acidentes foram registrados no território mineiro. Segundo as autoridades, a desatenção foi apontada como “causa presumida” em quase 70 mil registros. O levantamento é da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Outros descuidos frequentemente cometidos pelos motoristas, são ajustar o rádio ou outros controles do veículo e consumir alimentos ou bebidas.
Além do uso do celular, a falta de atenção no trânsito pode estar relacionada a outros fatores, com alterações de humor, irritabilidade, ansiedade e depressão.
Usar o celular ao volante é considerado infração gravíssima, equivale a sete pontos na CNH, com multa de R$ 293,47, e é registrada quando o condutor mantém o celular em uma das mãos ao mesmo tempo em que está conduzindo o veículo.
com sucessofm