Pessoas negras são as principais vítimas da violência policial no Brasil
Levantamento da Rede de Observatórios da Segurança, feito com base em dados divulgados pelas secretarias de segurança pública de nove estados brasileiros, revela que, no ano passado, o número de pessoas mortas por agentes de segurança nessas unidades da federação chegou a 4.025 em 2023.
O estudo analisou dados do Amazona, da Bahia, do Ceará, do Maranhão, do Pará, de Pernambuco, do Piauí, do Rio de Janeiro e de São Paulo;
Dos mais de 4 mil registros de mortes analisados, 3.169 tinham a cor da vítima declarada e, entre eles, 2.782 eram negros, o que equivale a 87,8% dos mortos – para compreensão ficar mais fácil, dá para falar que 9 de cada 10 eram indivíduos pretos ou pardos.
Um outro jeito de analisar os dados deixa os números ainda mais impactantes: em 2023, uma pessoa negra foi morta por intervenção policial a cada 3 horas nesses 9 estados do país envolvidos no estudo.
Análise por faixa etária mostra que a juventude é a parcela da população mais vitimada pela polícia, principalmente as pessoas entre 18 a 29 anos.
Além disso, no ano passado 243 das vítimas de violência policial eram crianças e adolescentes de 12 a 17 anos.
Repórter: Milena Abreu