O Ministério da Agricultura divulgou nesta semana uma lista com sete marcas e lotes de café torrado que foram considerados impróprios para consumo.
Nos produtos listados foram encontradas matérias estranhas, como pedras, areia e sementes de outras plantas, além de impurezas acima do limite permitido.
As apreensões de lotes de cafés impróprios para consumo fazem parte do Programa Nacional de Prevenção e Combate à Fraude em Produtos Vegetais, que busca reduzir irregularidades.
A orientação para o consumidor que tenha adquirido algum produto listado entre os impróprios é interromper o consumo e solicitar a substituição com base no Código de Defesa do Consumidor.
Denúncias podem ser feitas pelo canal Fala.BR, informando o estabelecimento e o endereço da compra.
As marcas envolvidas no alerta são Conquista, Cooperbac, Fino Sabor Superior, Rio Preto, Pedrosa, Caseiro Mineiro e Café Pioneiro.
O Ministério da Agricultura ressalta, no entanto, que, para evitar equívocos e interpretações injustas, é preciso conferir detalhes dos lotes desclassificados, como o número do lote, informações sobre a empresa responsável e a unidade da federação em que o produto reprovado é embalado e comercializado.
Esses detalhes podem ser consultados no site do ministério, no endereço www.gov.br/agricultura.
Repórter: Milena Abreu