O Brasil já registrou, em 2024, ao menos 6 milhões, 763 mil, 743 casos de dengue.
De acordo com painel de monitoramento do Ministério da Saúde, até o último dia 7 de dezembro, 5 mil, 950 mortes já tinham sido confirmadas este ano em razão da doença e pelo menos outras mil e 91 estavam em investigação.
A dengue é uma doença causada pelo Aedes aegypti e o início do período chuvoso faz aumentar as preocupações, já que o mosquito transmissor da dengue se reproduz em água parada.
Para aumentar a conscientização de toda a população para a importância de combater os focos criadouros do mosquito, o governo federal vai promover o Dia D de mobilização de ações de prevenção contra a dengue neste sábado, 14 de dezembro.
De acordo com o secretário adjunto de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Rivaldo Cunha, é fundamental que nesse momento a população se conscientize para prevenir uma potencial epidemia de dengue que pode ocorrer em janeiro ou fevereiro e é importante que cada um faça a sua parte.
Vale lembrar que os depósitos de armazenamento de água para consumo, como caixas d’água e tambores, são os principais criadouros do mosquito. Vasos, garrafas, calhas, lajes, pneus e os depósitos naturais, como as flores bromélias, também merecem atenção diária.
Tampe os tonéis e caixas d’água, mantenha as calhas sempre limpas e lixeiras bem tampadas, deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo, não deixe acumular água em vasos e plantas, pneus ou qualquer outro lugar onde os mosquitos possam se reproduzir.
Repórter: Milena Abreu