Vini Jr é eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa; justiça depois da “Bola de Ouro”!
Esporte
Publicado em 19/12/2024
Depois de 17 anos, o futebol brasileiro voltou ao todo do mundo no prêmio Fifa The Best 2024: Vini Jr foi eleito o melhor jogador do mundo. Depois de perder a “Bola de Ouro”, em outubro, a justiça foi feita!

Em uma cerimônia emocionante realizada em Doha, no Catar, o atacante do Real Madrid deixou para trás nomes como Rodri, do Manchester City. O último brasileiro a receber a premiação foi Kaká, em 2007.

Emocionado, ele relembrou todo o percurso até a honraria. “Era tão distante que parecia impossível chegar até aqui. Eu era uma criança que só jogava bola descalço nas ruas de São Gonçalo, perto de crime. Estou fazendo por muitas crianças que acham impossível, mas quem pode chegar até.”

Do Rio para o mundo

Nascido em São Gonçalo, Vinicius José Paixão de Oliveira Júnior, mais conhecido como Vini Jr, começou a carreira profissional no Flamengo.

Aos 18 anos, ganhou o mundo e foi vendido para o Real Madrid. Ali, alçava voos mais altos.

Hoje, aos 24 anos, ele sobe ao mesmo palco que Romário, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e tantos outros brasileiros, para mostrar a glória do futebol do país.

“Agradecer à minha família, que deixou de viver o sonho deles para viver por mim. Ao meu time, que me fez chegar até aqui. Quero seguir por muito tempo jogando no Real Madrid, que é o maior clube do mundo. Não poderia deixar de agradecer ao Flamengo, que me viu nos campos, nas ruas. Não poderia chegar aqui sem o Flamengo”, disse ao receber o prêmio.

“Eu sou o melhor”

Com uma temporada impecável, Vini Jr esperava ser eleito como “Bola de Ouro”, o prêmio de futebol criado pela revista francesa France Football, outra honraria que premia o melhor do mundo.

Em outubro, a revista anunciou Rodrigo, do Manchester City, como vencedor. Na época, diversas personalidades saíram em defesa de Vini Jr e criticaram a decisão da revista.

Hoje, alguns meses depois, a justiça foi feita.

“Ninguém vai dizer por quem devo lutar, como devo me comportar. Quando eu estava em São Gonçalo, o sistema não ligava pra mim. Quase fui engolido. Chegou minha hora. A hora de dizer…sim, eu sou o melhor jogador do mundo e lutei por muito por isso”, disse o atleta no Instagram.

Marta na área

E teve mais brasileiro fazendo bonito durante a premiação.

A jogadora Marta levou o “Prêmio Marta”, que elege a autora do gol mais bonito da temporada de 2023/24.

O lance em questão foi em um jogo do Brasil contra a Jamaica. O troféu foi criado no início de 2024 e é uma das homenagens à maior jogadora brasileiro do futebol feminino.

“Prêmio Fair Play”

O jogador do Internacional, Thiago Maia, também foi lembrado na premiação e recebeu o troféu Fair Play, honraria dada a jogadores, equipes, árbitros, técnico ou torcida que demonstrem atitudes exemplares dentro ou fora de campo.

Durante as enchentes no Rio Grande do Sul, no início do ano, Thiago trabalhou para salvar pessoas e animais ilhados em Porto Alegre.

 

Vini Jr, eleito como melhor jogador do mundo pela Fifa, fez um discurso emocionante relembrando a carreira e os dias de pobreza no Rio. - Foto: Getty Images

Comentários